Em 1º de junho, foram comemorados os 70 anos da F17, a “Ala Blekinge” da Força Aérea Sueca, estabelecida durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944. Mais de 40.000 visitantes foram ao show aéreo comemorativo na base onde está estacionada a ala, em Ronneby, no sudeste da Suécia – localização estratégica próxima ao Báltico.
O ponto alto das apresentações foi o voo de uma formação de caças suecos clássicos, liderados pelo Gripen, todos produzidos pela Saab: os jatos Tunnan (de 1948), Draken (1955), além do Viggen e Saab 105 da década de 1960.
O tema do show aéreo realizado em 1º de julho foi “F17 70”, refletindo a evolução de aeronaves a hélice com motores a pistão até os modernos jatos. Participaram desde caças clássicos como Mustang e Spitfire até os supersônicos, como visitantes F/A-18 Hornet.
Desde a década em que iniciou suas atividades a ala opera aeronaves da Saab, e hoje tem dois esquadrões operacionais de caças Gripen. Alguns deles puderam ser vistos de perto pelo público, incluindo exibições de troca de motor por parte de equipes de manutenção.
FONTES / FOTOS: Forças Armadas da Suécia e Gripen Blog (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em sueco e inglês)
VEJA TAMBÉM:
- ‘Happiness’
- Hawker Hunter no Malmen Air Show 2010
- Gripen NG Demo decolando de Malmen
- Suécia faz mais uma atualização na aviônica dos jatos SK60
- Prossegue a substituição do Gripen A/B pelo C/D na Suécia
- Gripen na Suécia: partidos discordam sobre aumento dos recursos para a Defesa
- A caminho da Red Flag, caças Gripen suecos reabastecem sobre o Atlântico
- Suecos dão adeus ao Gripen A/B
- Prossegue a substituição do Gripen A/B pelo C/D na Suécia
- Demonstração do Gripen para a FAB