Também foi anunciado que os jatos Gripen tchecos farão novo desdobramento na Islândia para a OTAN. Satisfação com o caça foi destacada nas celebrações
–
Em meio às últimas missões do exercício multinacional de operadores do Gripen, realizado na base de Caslav da Força Aérea da República Tcheca, os tchecos celebraram 10 anos de operação da aeronave produzida pela sueca Saab. A celebração da data foi realizada na sexta-feira, 22 de maio, e as fotos foram divulgadas neste sábado pelo Ministério da Defesa da República Tcheca.
Entre as imagens publicadas, está uma foto histórica de 10 anos atrás com um então novo Gripen tcheco voando com o caça que substituiu, o MiG-21.
A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa Martinem Stropnickým e do comandante da Força Aérea, general brigadeiro Liborem Štefánikem. Também estavam presentes representes do Ministério da Defesa e da Força Aérea da Suécia, da Hungria, Croácia, pessoal da Saab e outros convidados, além de pessoas que participaram do processo de introdução do JAS-39 Gripen na República Tcheca, há 10 anos, e da operação e manutenção dos 14 exemplares do caça no país ao longo de todo esse tempo.
Como destaque nas celebrações, houve o voo em formatura de 10 aeronaves para comemorar o mesmo número de anos de operação, seguido de entregas oficiais de medalhas comemorativas e de uma coletiva de imprensa.
Neste sábado, a Base Aérea de Caslav está aberta para comemorar tanto essa década de operações com o Gripen como para marcar o final do exercício Lion Effort, segundo uma das notas divulgadas pelo MD tcheco.
O site da base aérea também aproveitou para divulgar foto de um dos caças Gripen da unidade que opera o jato na República Tcheca, o 211º Esquadrão Tático, com pintura especial na cauda para comemorar os 10 anos de operação da aeronave.
Pilotos satisfeitos e missões no exterior – Segundo o ministro Martinem Stropnickým, o JAS-39 mostrou-se um avião confiável, e a satisfação dos pilotos tchecos é evidenciada também nas estatísticas desses dez anos, em que os 14 caças acumularam 20.000 horas de voo.
Nesse período, o 211º Esquadrão participou de três missões no exterior com seus caças Gripen, duas defendendo o espaço aéreo dos Países Bálticos e uma na Islândia, como parte de revezamentos realizados pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, da qual os tchecos são integrantes). Também participaram de exercícios com outras forças aéreas da OTAN.
Militares envolvidos com o caça nesses dez anos, reunidos na celebração de sexta-feira, afirmaram que a sua introdução mudou significativamente a filosofia de operação na Força Aérea da República Tcheca. Isso se deu não apenas devido à moderna tecnologia e capacidade de combate, mas também “pelo ímpeto de um novo desavio e uma grande motivação para todos os envolvidos”, disse o comandante Štefánikem. Ele também aproveitou para agradecer aos parceiros suecos pelo treinamento de especialistas e o apoio ao sistema na República Tcheca.
Vale lembrar que, no ano passado, o país estendeu com a Suécia o contrato de “leasing” de seus 14 caças Gripen, com operação prevista para até 2017 e opção de dois anos adicionais.
Nova missão na Islândia – O ministro Stropnickým afirmou na coletiva de imprensa que a OTAN requisitou um novo desdobramento dos caças tchecos na Islândia para meados deste ano, em missão de policiamento aéreo, repetindo o que já foi realizado no ano passado.
Os tchecos enviarão cinco caças Gripen para essa nova missão na Islândia, quatro para operações e um como reserva, e um total de 70 pessoas. Os pedidos de materiais e as notificações ao Legislativo ocorrerão em breve, segundo o ministro.
Clique na imagem abaixo para acessar vídeo, disponibilizado pelo MD tcheco via Twitter, com o voo de 10 caças Gripen celebrando os 10 anos de operação da aeronave na Força Aérea Tcheca.
FOTOS / VÍDEO: Ministério da Defesa da República Tcheca
VEJA TAMBÉM:
- Lion Effort 2015: mais fotos do exercício do Gripen na base tcheca de Caslav
- Caças Gripen tchecos estão operando na Islândia
- Termina o desdobramento na Islândia de caças Gripen da República Tcheca
- Fotos do exercício Lion Effort 2015, que reúne operadores de Gripen na República Tcheca
- Tchecos querem mais Gripens
- Lion Effort 2015: acidente no pouso com Gripen D da Força Aérea da Hungria
- Delegação indiana visita base tcheca que opera o Gripen
- Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015
- Tchecos adquirem, com desconto, mísseis ar-solo para equipar seus caças Gripen
- Governo tcheco aprova verba para ‘leasing’ de caças Gripen até 2027
- Saab desenvolveu versão melhorada do radar PS-05/A do caça Gripen C/D
- MD Tcheco revela mais detalhes do leasing do Gripen, recém-renovado
- Entregue o último Gripen C para a Força Aérea Sueca
- Em reunião nos EUA, ministro tcheco reitera oferecimento de caças Gripen para reforçar Báltico
- Conversações oficiais da Eslováquia para alugar caças Gripen suecos
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
- Governo tcheco oferece caças Gripen para proteger países da OTAN que fazem fronteira com a Ucrânia
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Pilotos (e ‘pilota’) tchecos de L-159 treinam na Lituânia
- ‘Hi-Lo Mix’ à moda tcheca
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais