Quantcast
Channel: Arquivos Exibição Aérea - Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa
Viewing all articles
Browse latest Browse all 21

Caças Gripen suecos estão na Suíça para as apresentações de Axalp

$
0
0

Gripen sueco em Payerne na Suíça para apres Axalp 2013 - foto J Paul Guinnard - 24heures

Nos próximos dias 9 e 10 de outubro, ocorrerão as tradicionais demonstrações no campo de tiros de Axalp, na Suíça, e esta edição contará com a presença de caças Gripen C suecos. No ano passado, esteve presente o demonstrador Gripen F, de nova geração.

caça Gripen sueco em Payerne para apres Axalp 2013 - foto Depto Defesa SuíçaPara familiarização com o estande de Axalp, nos Alpes Suíços, três caças Gripen C foram mandados da Suécia e, desde o dia 2, estão realizando voos a partir da Base Aérea de Payerne. As imagens mostram os três caças suecos, com indicativos 250, 251 e 262 nas caudas.

No último dia 27 de setembro, as duas câmaras do Parlamento Suíço deram as suas aprovações finais sobre a compra do Gripen, ao fim da seção de primavera (clique aqui para ver nota oficial do Departamento da Defesa da Suíça, em francês).

caças Gripen suecos em Payerne para apres Axalp 2013 - foto Depto Defesa SuíçaA aquisição de 22 caças Gripen E (monopostos, de nova geração) e o financiamento de 3,126 bilhões de francos suíços, já haviam sido aprovados em votações anteriores e foram ratificados na sessão final do Conselho Nacional (equivalente à Câmara dos Deputados) por 119 votos a favor, 71 contra e 3 abstenções, e pelo Conselho dos Estados (equivalente ao Senado) por 25 votos a favor e 17 contra.

O Partido Socialista, os Verdes e os Verdes Liberais anunciaram, na ocasião, anunciaram que pretendem conseguir assinaturas para um referendo contra a compra, e para isso terão que conseguir 50.000 assinaturas em 100 dias, visando a realização da consulta popular em maio ou setembro de 2014.

O referendo, caso ocorra, deverá ser voltado à aprovação ou não, pela população, das regras de financiamento dos fundos que permitirão a aquisição dos caças – 300 milhões ao ano a serem retirados do orçamento anual das Forças Armadas.

GRIPEN_AERODORME

GRIPEN_AERODORME

GRIPEN_AERODORME

FONTES e FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça e jornal 24heures (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês)

NOTA DO EDITOR: na primeira foto, que mostra um Gripen taxiando na Base Aérea de Payerne, pode-se ver também um outro caça “espetado” na base, como monumento. Trata-se de um Mirage IIIS, e vale lembrar que boa parte da polêmica sobre a escolha do Gripen pelo Governo Suíço remetia à aquisição do Mirage na década de 1960, quando também se comprou uma versão ainda não existente de uma aeronave de combate, o que trouxe problemas que foram relembrados nas discussões dos que se opunham, recentemente, ao Gripen, tratando-o como um “caça de papel”. Para saber mais sobre os fatos mais recentes que levaram a esvaziar essa polêmica sobre o Gripen como “caça de papel” e a história da aquisição do Mirage IIIS, décadas antes, clique nos dois últimos links da lista abaixo. Já para saber mais sobre as apresentações de Axalp no ano passado e sobre o andamento do programa de aquisição de 22 caças Gripen E pela Suíça, clique nos demais itens da lista. Para acessar vídeos das decolagens dos caças em Payerne, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:


Viewing all articles
Browse latest Browse all 21